Noticias

Vagas para 29 cursos gratuitos no (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT)

logo pronatec  Vagas para 29 cursos gratuitos no (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT)

Parceria entre os Ministérios do Turismo e da Educação, ira oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para a Copa 2014. As inscrições estarão abertas a partir do dia 29/06/2012 e irão até o dia 16/07/2012. Para participar do Pronatec Copa o interessado deve ter 18 anos ou mais e morar em uma das 12 cidades-sede da Copa, entorno, ou em um dos destinos turísticos selecionados. Serão oferecidos 29 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico e também cursos de inglês, espanhol e libras.

Como funciona o sistema de inscrição?

A inscrição será feita pelo link Cadastro que estará disponível a partir de 29/06/2102 no site do Ministério do Turismo. Além de preencher os dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF), o aluno deverá escolher o curso de qualificação que deseja fazer, de acordo com o seu interesse ou com a área de atuação profissional.

Os inscritos serão pré-matriculados no PRONATEC em função da disponibilidade de vagas ofertadas pelo MEC. Os pré-matriculados no PRONATEC receberão uma comunicação do MEC,via email, informando a data de início e local do curso. A matrícula deverá ser realizada pessoalmente pelo pré-matriculado, no local do curso, somente serão aceitas inscrições para as cidades que realizarão os cursos.

Quais são as condições para realizar a inscrição?

Os profissionais que já trabalham no setor terão prioridade na pré-matrícula no PRONATEC para 29 os cursos profissionalizantes (FIC – formação inicial e continuada). Para os cursos de idiomas inglês e espanhol só serão aceitas inscrições dos profissionais do setor, isto é aqueles que já trabalham no turismo. No ato da matrícula será solicitada a comprovação.

Para o curso de libras a inscrição esta aberta sem restrições. Na inscrição cada participante poderá escolher um curso de qualificação (profissionalizante) e/ou um de idioma, se trabalhar no setor. Caso contrário, somente poderá escolher um curso dos 29 profissionalizantes. A escolha de um dos 29 cursos dependerá do grau de escolaridade do inscrito, conforme indicado no próprio cadastro de inscrição.

Os cursos serão presenciais e gratuitos, com duração média de quatro meses e serão oferecidos pelo Sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT) ou nos institutos federais de educação profissional. Os participantes terão auxílio estudantil, com alimentação e transporte.

Os alunos das cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador) terão prioridade nesta primeira seleção de participantes.

  • Moradores de   municípios até 50 km
  • Moradores de Municípios entre 50 a 100 km
  • Moradores de Municípios com mais de 100 km

- Destinos consolidados: destinos reconhecidos internacionalmente ou trânsito de turistas do Mercosul.

No estado do RIO DE JANEIRO os municipios que fazem parte da lista que ira partipar da qualificação profissional são:

  • Rio de Janeiro- Cidade-Sede Angra dos ReisArmação dos BúziosArraial do CaboCabo Frio

    Mangaratiba

    Niterói

    Nova Friburgo

    Paraty

    Petrópolis

    Rio das Ostras

    Teresópolis

Confira abaixo a lista dos cursos oferecidos pelo Pronatec.

7 comentários em "Vagas para 29 cursos gratuitos no (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT)"

  1. gostei esta legal.

  2. Me interesso pelo curso de LIBRAS, já tenho algum conhecimento.

  3. gostaria de receber informaçao sobre curso de ingles gratuito pois tenho um filho que gostaria de fazer mas nao tennho condiçao financeira de paga agradeço des de ja

  4. gostaria de receber informação sobre o curso de libras gratuito ,me interessei pelo curso e gostaria de saber onde e quando tem inscrição para o curso de libras.
    desde de já agradeço a atenção.
    paulo jorge martins.

    • Essa publicação é referente ao ano de 2012, porém você pode buscar informações no site do Senac, Senai, Sesc ou Sesi ou Senat.
      Você também pode saber mais informações pelo site do Pronatec.
      Segue o link: http://pronatec.mec.gov.br/
      Agradecemos a sua visita ao nosso site de notícias.
      Volte sempre!

  5. Fiz a inscrição aqui em Teresópolis para o curso de recepcionista. gostaria de saber quando será o início do referido curso, pois ainda não recebi nenhuma informação.
    Obrigada.

    • Você pode saber informações diretamente com o canal de atendimento do Pronatec.
      Segue abaixo os meios de comunicação do Pronatec:
      Fale Conosco
      Telefone de atendimento: 0800 61 61 61, Opção 8
      Para dúvidas e sugestões envie e-mail para pronatec@mec.gov.br

      Agradecemos a sua visita ao nosso site de notícias.
      Volte sempre!