Segundo a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje (27),os abates de bovinos e suínos tiveram quedas, respectivamente, de 2% e 2,8% em relação ao trimestre anterior. Entre janeiro e março deste ano, foram abatidos 7,2 milhões de bois e 8,7 milhões de porcos.Já os abate de frangos foi o único a registrar aumento no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre do ano passado.1,36 bilhão de frangos foram abatidos nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 3,2% em relação ao trimestre anterior.
Mais da metade dos abates ocorreram nos três estados do Sul do Brasil. O Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul somaram 58,8% do total do fornecimento de frangos ao mercado.
Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, os abates dos três tipos de animais tiveram aumento: suínos (6,9%), frangos (4,3%) e bovinos (1,6%).
Produção de ovos tem quarta alta consecutiva
A produção brasileira de ovos teve, no primeiro trimestre deste ano, o quarto crescimento consecutivo,foram produzidas 671,1 milhões de dúzias de ovos nos três primeiros meses deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi registrado um crescimento de 1,4% em relação ao último trimestre do ano passado, o que confirma uma tendência de crescimento percebida desde o segundo trimestre de 2011 neste tipo de comparação. Já em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 8,2%.