Noticias

Campanha de lingerie com favela carioca pacificada e proibida pelo Conar

A campanha de publicidade da fabrica de lingerie da Duloren com o titulo “Duloren – Pacificar foi fácil  Quero ver dominar”. foi retirada  por recomendação do  Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) Na propaganda, A modelo é uma depiladora chamada Ana Paula Conceição Soares, 29 anos, moradora da Rocinha.Ana Paula  foi descoberta pelo anunciante em sessões de pesquisa lançada em março,no anuncio Ana Paula aparece em roupas íntimas  segurando a boina   do  modelo caracterizado como policial do Bope e desacordado e acima deles esta escrito o titulo da campanha“Pacificar foi fácil, quero ver dominar” e imagens  da  Rocinha ao fundo entre as comunidades do Rio que já receberam uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Segundo o Conar, o orgão recebeu mais de 20 reclamações de consumidores, homens e mulheres, que consideraram a campanha apelativa, sexista e desrespeitosa à política de segurança pública do Rio de Janeiro.

A suspensão da campanha foi aprovada por unanimidade pelos 13 conselheiros do Conar, em reunião realizada nesta quarta-feira (16). Segundo o órgão, por se tratar de decisão de primeira instância, cabe recurso, mas recomendação de retirada da campanha precisa ser cumprida imediatamente.

Em sua defesa junto ao Conar, a Duloren afirmou que “em nenhum momento quis discriminar ou ser preconceituosa ao racismo, às classes, ao machismo e/ou ao sexismo, ou mesmo à dignidade da pessoa humana com o anúncio”.

Segundo a empresa, o objetivo da campanha foi “valorizar a mulher e a iniciativa da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, na pacificação dessas comunidades carentes, submetidas a toda sorte da criminalidade ali instalada”.