Durante uma operação realizada pela Vigilância Sanitária na orla da Zona 17 quiosques foram multados nesta sexta-feira (18), por falta de condições sanitárias. Nove quiosques foram intimados a fazer adequações estruturais e dois foram parcialmente interditados.
A operação vistoriou 43 quiosques das praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Na ação os fiscais inutilizaram 23 quilos de alimentos, como peixes, embutidos, bolinho de bacalhau e de aipim e pães, que estavam sem identificação de rotulagem ou impróprios para consumo.
Nove quiosques foram autuados por falta de asseio, cinco por comercialização de alimentos impróprios para consumo, com validade vencida ou sem origem, um por falta de asseio na área externa, um por uso de saco de lixo para armazenamento nos freezers e um por não cumprimento de termo de intimação.
Ao longo do mês, aproximadamente 90 quiosques de toda a orla da Zona Sul foram vistoriados e os que foram intimados estão sendo monitorados para verificar o cumprimento das exigências higiênico-sanitárias.
A quase um mês para a Rio+20, Conferencia da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento sustentável, a Vigilância Sanitária intensificou a operação na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro.
“Essa operação concretiza uma ação preparatória para a Rio+20. Todos os quiosques serão fiscalizados. Os que não estão na contagem de hoje já estão sendo monitorados pela Vigilância. A estrutura geral do quiosque no quesito higiene sanitária vai ser analisada, além dos alimentos, a qualidade, a origem e, claro, a data de validade. A ideia é deixar a cidade toda preparada para receber os turistas quando chegar o evento”, disse a Carla Camarinha, do setor de alimentação da Vigilância Sanitária.