Noticias

Número de diplomatas em consulado dos EUA no Rio vai aumentar para atender o aumento de pedidos de vistos

O Consulado Geral dos Estados Unidos (EUA) no Rio de Janeiro vai praticamente triplicar seu contingente de diplomatas para dar conta da demanda por vistos e outros serviços consulares no país.
O número de contratados também aumentou para atender à demanda que deve crescer ainda mais com as novas medidas de solicitação de vistos anunciadas hoje (20), que vão baratear o processo e pretendem diminuir o tempo de espera, que hoje varia de cinco a sete dias.
Em março passado o consulado registrou um aumento de 106% no número de vistos concedidos na comparação com o mesmo mês no ano anterior. O diplomata Mark Pannell informou que o consulado concede cerca de 2 mil vistos por dia, os consulados e a Embaixada em Brasília, que hoje têm no quadro 50 oficiais norte-americanos, deverão contar com mais 50 até o fim do ano. O efetivo ainda aumentará com a inauguração, até 2014, dos consulados de Belo Horizonte e Porto Alegre.Com os novos centros que serão abertos em Brasília, Belo Horizonte, Recife e São Paulo, vai ajudar a diminuir a espera no Rio, já que a maioria dos mineiros que pretendem viajar para os EUA hoje se dirigem ao consulado fluminense para solicitar o visto.Os novos centros servirão para coletar os dados biométricos (impressões digitais, fotos) do solicitante antes do comparecimento a um dos consulados no país. informou o diretor da sessão de imprensa, educação e cultura do Consulado Geral dos EUA no Rio, Mark Pannell.
Pannel Disse “Com esses centros de atendimento será bem mais fácil para os solicitantes de Minas que, em alguns casos, nem precisarão viajar para o Rio.”

“Há alguns anos, quando vim para o Rio, havia apenas seis vice-cônsules. No ano passado esse número aumentou para 11 e até o fim do ano teremos 32 oficiais trabalhando permanentemente na cidade, Mais de 80 novos funcionários foram contratados só para o Rio para trabalharem no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto que começa a funcionar a partir do dia 7 de maio para agilizar o processo.” Disse Mark Pannell.

Fonte Agência Brasil