Noticias

Lei institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose

 

Lei que institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da União. A semana de Controle e Combate   será anual,e tera a inclusão do dia 10 de agosto.

O objetivo da lei é estimular ações educativas e preventivas e promover debates sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose. A iniciativa também deve apoiar atividades da sociedade civil e divulgar os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à doença.

Transmissão:

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania.A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos,A leishmaniose é transmitida  pela picada do mosquito-palha infectado. O cão doméstico pode ser hospedeiro do parasita.O mosquito-devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha.. Apresentam cor amarelada ou acinzentada.