
A exposição itinerante A Mata Atlântica É Aqui, volta a capital fuminense dois anos depois da primeira edição da mostra na cidade.O projeto foi lançado em 2009, pela organização não governamental (ONG) Fundação SOS Mata Atlântica, com a proposta de percorrer os 17 estados da Federação que têm o bioma mais ameaçado do Brasil,os educadores do projeto fazem um trabalho de conscientização e sensibilização ambiental, com palestras, exibição de materiais recicláveis e jogos, voltados sobretudo para crianças e jovens.
A mostra itinerante já passou por mais de 80 cidades brasileiras, levando painéis, fotos, dados e mapas com informações sobre a Mata Atlântica e sua situação atual, em toda a faixa costeira, do Rio Grande do Sul ao Piauí, e também em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.De quarta (14) a domingo (18) um caminhão adaptado e com uma equipe de educadores ambientais estará em dois locais do Rio, a Cidade de Deus, na zona oeste, e o Jardim Botânico, na zona sul, com diversas atrações gratuitas para a população.
O biólogo e educador Anderson Palmeira, um dos coordenadores da exposição explica “A criança aprende brincando, com o jogo da memória, sobre animais e plantas da Mata Atlântica, sobre a questão do consumo consciente de água, por meio do jogo Caminho das Águas, no qual ela percorre o caminho que a água faz com bolinhas de pingue-pongue, como se fossem gotas” “As crianças recebem muito bem a proposta, a começar pelo caminhão, que por si só já atrai o público infantil, mas a exposição é também voltada para os adultos e a repercussão entre eles é muito boa” acrescenta.
“Os adultos também podem assistir a filmes, enquanto a criançada se diverte”, diz Palmeira. Segundo ele, nas atividades da exposição itinerante, sempre que possível, a Fundação SOS Mata Atlântica e os demais parceiros do projeto enfatizam a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho na capital fluminense.
A mostra e Exposição Itinerante do A Mata Atlântica é Aqui estará hoje (14) e amanhã (15), das 11h às 16h, na Avenida José de Arimateia, na Cidade de Deus, e de sexta-feira (16) a domingo (18) no Jardim Botânico, na entrada do parque. Na sexta, o caminhão da mostra ficará no Jardim Botânico das 11h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 16h.