Os compromissos agendadados internacionais da presidenta Dilma Rousseff incluem eventos em todos os continentes. Mas a maior preocupação do governo está voltada para a Conferência Rio+20, que ira acontecer no Rio de Janeiro, de 28 de maio a 6 de junho de 2012. Será a maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde definindo um novo padrão para o setor. Mais de cem paises serão representados por seus presidentes e primeiros-ministros.
A presidenta que esta cordenando a organização da Rio+20 E entre seus compromissos agendados para 2012 esta a retribuição das visitas que recebeu em 2011. Um dos convites é para que Dilma viaje para os Estados Unidos. Em março de 2011, o presidente Barack Obama, visitou o Brasil com a família e convidou Dilma para encontrar com ele em 2012.
Em seus compromissos para o més de janeiro esta previsto que Dilma, acompanhada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, compareça no Fórum de Davos, na Suíça, de 25 a 29 de janeiro de 2012. Em discussão estara os impactos da crise econômica internacional,e amplianção do comércio Mercosul com os europeus e os Estados Unidos.
No Fórum Latino-Americano Econômico,que acontecera na Cidade do México dos dias 16 a 18 de abril,o Brasil sera reprentado pelo ministro Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.Os impactos da crise econômica internacional e as medidas adotadas na tentativa de contê-los serão os principais assuntos dos debates.
De 15 a 16 de maio de 2012,Dilma ira participar da Cúpula América do Sul-África (ASA), em Malabo, na Guiné Equatorial. Considerado um marco político e econômico porque integra duas regiões em desenvolvimento e que têm histórias comuns de colonizaçã
Em junho,a presidenta ira partipa da Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), Fernando Lugo (Paraguai) e José Pepe Mujica (Uruguai) deverão abordar as propostas para incrementar a parceria multilateral na região.
Em agosto a presidenta ira participa da cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres, na Grã-Bretanha, pois o Brasil será o próximo país a sediar o evento – as Olimpíadas de 2014 no Rio de Janeiro.