Noticias

BNDES

O fracasso da fusão entre o Pão de Açúcar e as operações do Carrefour no Brasil geraram polêmicas sobre o papel central do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) na economia do Brasil.
Segundo uma análise publicada nesta quinta-feira pelo diário econômico britânico Financial Times, na análise do diário, a fracassada  participação do BNDES no financiamento da operação de fusão entre o Pão de Açúcar e o Carrefour foi “uma experiência tumultuosa para uma das mais importantes instituições financeiras da América Latina”. O Financial Times comenta que a carteira de empréstimos da instituição é três vezes maior do que a do Banco Mundial e afirma que o seu papel central na economia e no setor corporativo do Brasil é objeto de polêmica, conta a BBC.

“O presidente anterior do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, alistou o apoio do banco para sua visão de fomentar uma nova leva de ‘heróis nacionais’ – conglomerados brasileiros com alcance global.”, diz o texto.

A pergunta que me faço é “sendo o BNDES  tão rico por que o Brasil é tão pobre?, “porque não se pode chamar de rico um país  em que as pessoas morrem na  fila  dos hospitais por falta de  atendimento?”. Não se pode chamar de rico um país onde a  educação é precária e os professores recebem salários de fome. A segurança do Brasil é uma vergonha começando pelo salário dos policias e dos bombeiros que arriscam as vidas para proteger a população e em troca recebem uma miséria em lugar de salários e muitas das vezes não tem uma casa para morar, não tem como comprar um carro e arriscam suas vidas no transporte público, pois com a falta de seguraça que ocorrem, os assaltos aos onibus são constantes. Falando em salários, não se pode chamar de salário o que se paga aos médicos que trabalham  nos hospitais públicos  para lidar com as preciosas  vidas sofridas do povo brasileiro. Em geral o trabalhador brasileiro não se sente motivado pois o que eles recebem no final de cada mês  são os miseros que é o salario brasileiro atual. O estranho é que o salário do Brasil é de um país subdesenvolvido mais os preços praticados em todos os setores  são de um país rico, onde para se utilizar um banheiro   publico de uma rodoviária pública construída com o dinheiro do povo tem que se pagar o equivalente a R$1,50. O mesmo acontece com os preços dos pedágios, é curioso  o tanto de pedágios que existem no  Brasil, o mais curioso é que não se sabe onde que vai parar tanto dinheiro, pois nas estradas com certeza não é,  se fosse nossas estradas não seriam tão ruins e quando realizam, as obras  sub faturadas nas estradas  quem empresta o dinheiro é o tão rico BNDES. Tudo no Brasil custa caro, a comida que é o essencial para a vida do ser humano está muito cara, tem trabalhador passando fome.  Se alguém pode responder, queremos saber porque o Brasil é tão rico e a maioria dos brasileiros são tão pobres?